Comentários, análises e viagens Ed.2 – A TV dos anos 90


Capa do DVD Street Fighter II Victory,


Para começar, lembramos da época em que o SBT ainda formava caráter, diferente de agora, vendido às novelas mexicanas. Dá saudades lembrar da época em que o Bom Dia e Companhia era apresentado pela Eliana, que era quando passava o Fantástico Mundo de Bobby, e acabava as 11h30 para dar lugar à sessão desenho, que passava Pica-Pau, Tom e Jerry e Pernalonga, e ia até 12h que era quando começava Chapolin e logo em seguida Chaves. Depois, começava Will Smith, um maluco no pedaço! Daí vinha o Cinema em casa(que era quando eu ia jogar video-game) e voltava pro SBT logo após o filme acabar, porque começava nada mais nada menos que o Passa-ou-Repassa! E quando acabava, tinha mais meia-hora de Pica-Pau, Tom e Jerry e Pernalonga. E logo em seguida, adivinha??? Chapolin e Chaves denovo. Ia acabar por volta das 6h da noite. E aos sábados, tinha ainda o Sábado Animado. E não era como é hoje, era sem enrolações e sem apresentadores. Era só combo de desenho, um após o outro. Falando em combo, o meu preferido era o Street Fighter II Victory. Não perdia um, esperava chegar o fim de semana pra assistir. A luta do Ken contra o Vega foi a melhor. Pena que o SBT nunca exibiu os episódios finais, e tive que baixar a um tempo atrás. Num total de 29, exibiam cerca de 20, e sempre acabava com o Ryu praticando o Hadouken na praia, enquanto o Bison observava de dentro da limusine. O SBT era de dar inveja a qualquer canal de desenho por assinatura de hoje. Canais que por sinal, falo sobre eles(leia-se detono-os) depois.
Nessa época, não tinha quem não escolhia uma das equipes para torcer, no Passa-ou-Repassa. Era também muito legal responder as perguntas quando eles iam para o Responde ou passa, ficar revoltado porque o participante da equipe que você estava torcendo não sabia uma resposta ridiculamente fácil…
Mas o auge do SBT com certeza foi na época do Disney Club, que depois passou a se chamar Disney Cruj. Só desenho bom. Era Pateta & Max, Hora do Recreio, Ana Pimentinha, Marsupilami, Timão e Pumba, Doug… Possivelmente vai faltar citar algum agora. Eu simplesmente não perdia um episódio. Sem contar que no início, eu acreditava mesmo que eles tavam transmitindo o programa de forma ilegal. Um tempo depois, assim como se descobre que papai-noel não existe, também descobri que era encenação. Mas eles eram convincentes, pra quem era criança, era fácil acreditar. Quem dera voltassem com o programa. É pedir demais.
Disney Cruj
Disney Cruj
Lembrar de tanto desenho chega ser difícil, mas se falei dos do SBT, nos lados da Globo tínhamos Caverna do Dragão e Os Caça Fantasmas, TV Colosso, Família Dinossauro… Na Record por um tempo passou Speed Racer, Mortal Kombat, e o principal era Pokémon! Vi cerca de 3 temporadas, depois fui parando. Dava também a tarde um seriado feito em computação gráfica chamado Beast Wars, e depois virou Beast Machines(ou vice-versa), que basicamente era sobre animais que se transformavam em robôs e caiam na porrada. Havia meio que dois grupos(gangues), a do bem era liderada por um gorila, se não me engano Optimus, e a do mal por um T-Rex, que não me recordo o nome. Mas era muito bom também! Naquela época realmente tínhamos opções ao longo do dia inteiro. Hoje as tardes são infestadas por novelas velhas, programas de fofoca e outros lixos.
E um programa que muita gente deve lembrar é o programa do Hugo, passava na CNT, em que as crianças ligavam e jogavam ao vivo, pelas teclas do telefone. Ele era um duende e tinha que resgatar a família dele que havia sido sequestrada pela bruxa. Tinham várias modalidades, onde ele ia na linha férrea naqueles “carrinhos” que tem uma espécie de alavanca para ficar levantando e abaixando e fazer ele andar, tinha o do avião, de subir o desfiladeiro… Talvez outros, mas os que me recordo são esses. Eu era louco pra poder ligar, num tempo onde poucos tinham telefone em casa, e nós, claro fazíamos parte da maioria…
Isso sem falar nos desenhos clássicos da Disney. São tantos, mas de longe o melhor foi o Rei Leão. Também cito o Corcunda de Notre Dame, São-Paulinos… digo, digo: Bambi, Aladdin, Branca de Neve e vários outros. Mas dois que apesar de não tão conhecidos marcaram a minha infância foram Todos os Cães Merecem o Céu e O Cão e a Raposa. No dia em que eu puder ter um ou mais cães em casa, vou por o nome de um deles de Charlie e outro de Chefe, por causa dos cães desses desenhos. Quem não viu, vale à pena ver, mesmo depois de crescido rsrsrs. Eu mesmo vejo, com a minha sobrinha!

Capa do DVD Todos os Cães Merecem o Céu
Capa do DVD Todos os Cães Merecem o Céu
Sendo que esses clássicos Disney me deixaram bastante exigente e preconceituoso em relação aos desenhos atuais: julgo sem pena um desenho só pela aparência. Desenhos quadrados, deformados, desproporcionais me causam vontade de desligar a TV. Simplesmente não consigo gostar. Sou do tempo(papo de velho, hahahaha) em que os desenhos eram super caprichados e bem feitos. E se os desenhos são o lixo que são hoje, agradeçamos à Nickelodeon que lançou essa moda escrota e todos os outros canais como Cartoon Network, Boomerang, Jetix(que foi dominado pela Disney, que por sinal se rendeu parcialmente a essa tendência) adotaram sem pensar duas vezes. Posso estar errado, mas me lembro disso ter começado com Rocket Power. Se é pra fazer desenho feio, façam com maestria, como a Fox fez com Os Simpsons e até hoje são sucesso.
E é falando deles que encerro esse post. Com certeza precisaria de muitos posts pra falar daquela época, e também de Os Simpsons. Lembro de quando passava também sabe aonde??? No SBT, meu caro! Dava de noite, no horário da novela das 8, que é as 9h. Eu e minha irmã víamos sempre. Eu me acabava de rir com os trotes que o Bart passava pro Moe. E falando em Moe, um dos melhores que vi foi o do Moe Flamejante, onde o Homer inventa uma bebida fodástica, o Moe rouba a idéia, fica rico, o bar vira o principal point dos EUA e até o Aerosmith vai tocar lá. Sensacional!

Aerosmith, primeira banda a aparecer em Os Simpsons, Episódio: Moe Flamejante
Aerosmith, primeira banda a aparecer em Os Simpsons, Episódio: Moe Flamejante
Bom, é isso, decidi compartilhar tais lembranças aqui, escrito em primeira pessoa mesmo, porque(o blog é meu e eu escrevo do jeito que quiser) enquanto conversava no msn com a Paulinha, que conheci a pouco tempo, mas que também se lembra de muitas coisas dos nossos amados anos 90, ao falar disso tudo, percebi que já parecia tão distante e que dá saudades mesmo. Se você chegou até aqui e gostou, tem lembranças pra compartilhar também, ficou revoltadinho porque falei mal dos seus canais ou desenhos favoritos(sub-15 detected!!!) e quer revidar, comenta aí. É de graça!

Final Feliz: Vai dizer que você nunca torceu por ele??? Hahahaha,

 saiba mais em:http://ironicamentecorreto.wordpress.com/2011/04/13/comentarios-analises-e-viagens-ed-2-a-tv-dos-anos-90/

Comentários

Postagens mais visitadas