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Luz e sombra sem dificuldade

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Nós vemos conforme a nossa ordem social nos deixa compreender.Ou seja,as nossas percepções refletem ou simbolizam o comportamento de uma determinada cultura.É através da arte que estas percepções expressam;a arte dá a conhecer a forma visual da nossa experiência social.Portanto a arte é uma expressão dos valores apercebidos de um processo sócio-cultural de uma determinada época da história.a história seguinte,que li anos atrás,ainda que não me lembre onde,ilustra este ponto.
No século XVIII,uma missão naval britânica foi enviada para o Oriente para iniciar relações diplomáticas e comerciais com a China.Para apresentar o seu soberano ao imperador Chinês,o almirante Inglês mostrou um quadro do Rei Jorge III pintado no grande estilo da era barroca.A pintura era uma bela execução _ Uma vista a três quadros com um dramático chiaroscuro que mergulhava um lado da cara em uma profunda sombra.
O imperador Chinês observou cuidadosamente a pintura,particularmente a zona sombria do rosto.Virando-se para o almirante,o imperador comentou educadamente a deficiência do Rei Britânico.Faltar-lhe-ia mesmo um olho e estaria um lado da cara tão severamente descorado? O almirante fez o seu melhor para explicar que seu soberano não era de todo deficiente e que o retrato era extremamente realista.
O imperador Chinês ordenou que se trouxesse o seu retrato.Tal como a pintura Européia, o retrato Chinês era igualmente de excelente execução,mas era de uma vista de frente, mostrando as características numa simetria bilateral,de cor uniforme e sem sugestões de luz ou sombra.Apontando para a pele clara e feições intactas,o imperador declarou que seu retrato era a perfeita representação de um soberano de perfeita saúde.
<<Por que razão>>,perguntou ele,<<é que o retrato é tão escuro e descorado,se o senhor Britânico está de boa saúde?>>
Os retratos desta história apócrifa representam dois pontos de vista inconciliáveis da pintura _especialmente sobre o funcionamento da luz.A diferença não está nas pinturas,mas nos valores sociais_ na maneira como cada sociedade treina os seus membros a ver.O que nós conhecemos como luz e sombra,e a maneira como nossa cultura compreende luz e sombra numa pintura,é simplesmente a nossa maneira de ver.Outras sociedades nem sempre conhece bem ou expressam luz e sombra como nós.
Como disse Max Friedländer,historiador de arte e criador de On Art And Connoisseurship: <<A luz que entra no olho não é a mesma luz que entra na mente.>> Resumindo,nós vemos da maneira como a ordem social nos treina a ver.
Hoje em dia,nós,ocidentais,olhamos o universo sob um ponto de vista empírico,analítico e cientifico,herdado da antiga civilização grega,redescoberto no Renascimento com o aparecimento da ciência moderna.Interessamo-nos por uma arte que descreve o espaço profundo (através da perspectiva linear e atmosférica),a forma anatômica e os efeitos do tempo,estações e condições atmosférica.Os artistas ocidentais e seus admiradores estão preocupados com a luz que ilumina estes fenômenos específicos na natureza.
Assim,o propósito deste livro é mostrar as propriedades naturais e objetivas da luz e sombra _A aparência visual do mundo como os Ocidentais estão preparados para o compreender.O livro explora também as qualidades expressivas da luz e sombra_ domínio de estado espírito,dos aspectos e dos fenômenos subjetivos.
Vamos começar pela luz e sombra na sua forma mais primária e básica: O conceito de figura e chão _A silhueta como forma no chão branco do papel.Depois examinaremos uma serie de formas de silhuetas que implicam um recesso espacial no chão branco.Discutiremos silhuetas invertidas e silhuetas de vários tamanhos que criam a ilusão de espaço,perto e longe.
Exploraremos de que maneira a luz mínima (ou traço luminoso) revela a forma,e veremos os efeitos de cinco categorias fundamentais de luz e sombra:Luz de uma só fonte;luz de duas fontes;luz restante e difusa;luz da lua e luz escultural.
Vamos investigar a luz espacial _como os valores da luz criam espaço;luz ambiental,a atmosfera,o tempo e as estações;luz textual_ o modo como a luz revela qualidades da superfície;luz transparente _os efeitos da luz em materiais transparentes,translúcidos e com reflexos;luz fragmentada _que desintegra a forma em movimento;luz radiante _luz intensa do sol ou de uma fonte de luz artificial;e finalmente a luz expressiva _o poder psicológico e poético da luz.
Estes fenômenos estão ligados a uma grande variedades de técnicas de desenho:lápis,carvão, caneta e tinta,pincel e tinta numa serie de superfícies de desenho,desde o papel convencional até texturas exóticas,como o linho.O leitor é encorajado a experimentar diversos materiais como meio de investigação de luz e sombra _e como meio de acicatar a consciência das soluções.

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