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Luz e sombra sem dificuldade
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Nós vemos conforme a
nossa ordem social nos deixa compreender.Ou seja,as nossas percepções refletem
ou simbolizam o comportamento de uma determinada cultura.É através da arte que
estas percepções expressam;a arte dá a conhecer a forma visual da nossa
experiência social.Portanto a arte é uma expressão dos valores apercebidos de
um processo sócio-cultural de uma determinada época da história.a história
seguinte,que li anos atrás,ainda que não me lembre onde,ilustra este ponto.
No século XVIII,uma
missão naval britânica foi enviada para o Oriente para iniciar relações
diplomáticas e comerciais com a China.Para apresentar o seu soberano ao
imperador Chinês,o almirante Inglês mostrou um quadro do Rei Jorge III pintado
no grande estilo da era barroca.A pintura era uma bela execução _ Uma vista a
três quadros com um dramático chiaroscuro que mergulhava um lado
da cara em uma profunda sombra.
O imperador Chinês
observou cuidadosamente a pintura,particularmente a zona sombria do rosto.Virando-se
para o almirante,o imperador comentou educadamente a deficiência do Rei
Britânico.Faltar-lhe-ia mesmo um olho e estaria um lado da cara tão severamente
descorado? O almirante fez o seu melhor para explicar que seu soberano não era
de todo deficiente e que o retrato era extremamente realista.
O imperador Chinês
ordenou que se trouxesse o seu retrato.Tal como a pintura Européia, o retrato
Chinês era igualmente de excelente execução,mas era de uma vista de frente,
mostrando as características numa simetria bilateral,de cor uniforme e sem
sugestões de luz ou sombra.Apontando para a pele clara e feições intactas,o
imperador declarou que seu retrato era a perfeita representação de um soberano
de perfeita saúde.
<<Por que razão>>,perguntou
ele,<<é que o retrato é tão escuro e descorado,se o senhor Britânico está
de boa saúde?>>
Os retratos desta
história apócrifa representam dois pontos de vista inconciliáveis da pintura _especialmente
sobre o funcionamento da luz.A diferença não está nas pinturas,mas nos valores
sociais_ na maneira como cada sociedade treina os seus membros a ver.O que nós
conhecemos como luz e sombra,e a maneira como nossa cultura compreende luz e
sombra numa pintura,é simplesmente a nossa maneira de ver.Outras sociedades nem
sempre conhece bem ou expressam luz e sombra como nós.
Como disse Max
Friedländer,historiador de arte e criador de On Art And Connoisseurship: <<A
luz que entra no olho não é a mesma luz que entra na mente.>>
Resumindo,nós vemos da maneira como a ordem social nos treina a ver.
Hoje em
dia,nós,ocidentais,olhamos o universo sob um ponto de vista empírico,analítico e
cientifico,herdado da antiga civilização grega,redescoberto no Renascimento com
o aparecimento da ciência moderna.Interessamo-nos por uma arte que descreve o
espaço profundo (através da perspectiva linear e atmosférica),a forma anatômica
e os efeitos do tempo,estações e condições atmosférica.Os artistas ocidentais e
seus admiradores estão preocupados com a luz que ilumina estes fenômenos específicos
na natureza.
Assim,o propósito
deste livro é mostrar as propriedades naturais e objetivas da luz e sombra _A aparência
visual do mundo como os Ocidentais estão preparados para o compreender.O livro
explora também as qualidades expressivas da luz e sombra_ domínio de estado espírito,dos
aspectos e dos fenômenos subjetivos.
Vamos começar pela
luz e sombra na sua forma mais primária e básica: O conceito de figura e chão _A
silhueta como forma no chão branco do papel.Depois examinaremos uma serie de
formas de silhuetas que implicam um recesso espacial no chão branco.Discutiremos
silhuetas invertidas e silhuetas de vários tamanhos que criam a ilusão de
espaço,perto e longe.
Exploraremos de que
maneira a luz mínima (ou traço luminoso) revela a forma,e veremos os efeitos de
cinco categorias fundamentais de luz e sombra:Luz de uma só fonte;luz de duas
fontes;luz restante e difusa;luz da lua e luz escultural.
Vamos investigar a
luz espacial _como os valores da luz criam espaço;luz ambiental,a atmosfera,o
tempo e as estações;luz textual_ o modo como a luz revela qualidades da superfície;luz
transparente _os efeitos da luz em materiais transparentes,translúcidos e com
reflexos;luz fragmentada _que desintegra a forma em movimento;luz radiante _luz
intensa do sol ou de uma fonte de luz artificial;e finalmente a luz expressiva
_o poder psicológico e poético da luz.
Estes fenômenos estão
ligados a uma grande variedades de técnicas de desenho:lápis,carvão, caneta e
tinta,pincel e tinta numa serie de superfícies de desenho,desde o papel convencional
até texturas exóticas,como o linho.O leitor é encorajado a experimentar
diversos materiais como meio de investigação de luz e sombra _e como meio de
acicatar a consciência das soluções.
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